TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
AS PEDAGOGAS DA UFBA:ROSY,NAY E HEISE. Não sei dizer porque somos grandes amigas e nem explicar como isso aconteceu, só sei dizer que o momento que conheci soube que vocês tinham tudo a ver comigo. Agradeço a Deus pelas pessoas maravilhosas que ele colocou no meu caminho.Vocês são mais um presente, que recebi em minha vida,representam com nobreza a palavra amizade.Muitos Kisses para vocês minhas super amigas.

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sábado, 4 de dezembro de 2010

LUDICIDADE: NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL SOCIAL E CULTURAL


Resumo
A questão que norteia esse artigo é uma reflexão sobre a necessidade da ludicidade na vida do ser humano em qual quer idade. Apresenta algumas considerações sobre o lúdico e escola,numa tentativa de enfatizar a sua importância na educação.Analisando os pontos onde a lidicidade se relaciona com a prática de ensino-aprendizagem.

Palavras chave Ludicidade, educação, brincadeira

Introdução
Ao desenvolver esse artigo, o objetivo foi trazer a dimensão da ludicidade na vida do individuo, a relação com a educação. Referido o quanto é fundamental refletir sobre os recursos lúdicos empregados como meio de interação do conhecimento, sendo válida na educação, desde que seja usada de forma correta, contribuindo para adquirir conhecimento e desenvolver a criatividade de forma integrada.
Na sociedade o conhecimento e a informação são uma das coisas fundamentais para o ser humano. Trazer para o contexto escolar as ferramentas da ludicidade, a escola cria novas alternativas para a educação, não sendo vista unicamente como divertimento, mas também um recurso para facilitar a aprendizagem e tornar mais capaz pessoalmente, socialmente e culturalmente.
A utilização do lúdico nas aulas mostra grande melhoramento na educação, com aulas criativas, dinâmicas, participativas, dando motivação tanto para o discente, quanto para o docente, despertando o interesse e a curiosidade para a aprendizagem. No contexto educativo nota que a maioria dos educadores proporciona um ensino fragmentado, formando copistas, broqueando a criatividade do individuo.
“A escola prepara as crianças para a vida adulta. Mas a preparação na escola cedo converte-se em pré- para-ação,ou seja, em algo que paralisa a vida infantil atual em prol de um futuro adulto que ainda não existe.”( Olivier,2003,p.19)
“podemos dizer que a infância é hoje o período da vida em que se fica entalado entre a obrigação e o prazer, entre o reino da escola e o reino do lúdico.” (Olivier, 2003, p.18)
Atualmente as crianças têm responsabilidades de adultos, mesmo com as diferenças de classes, todos têm obrigações. De diversas formas de atuação, nas classes baixas as crianças trabalham para ajudarem as famílias, na classe alta às crianças também tem obrigações, estuda o dia inteiro, exemplo, tem aula de ginástica, de musica, língua estrangeira e outras, sendo atividades obrigatórias, não é uma escolha da criança e sim uma obrigação, mesmo gostando de realizar essas atividades. As crianças tanto das classes baixas quanto da classe alta têm obrigação de adulto vivendo pouco o lúdico.

 “A especificação da infância, que é justamente a possibilidade de vivenciar o lúdico, é ignorada em prol da disciplina, do esforço, da aquisição de responsabilidade e de outras funções ditas” sociabilizantes”, como a capacidade de trabalhar em equipe ( tão pouco verificada entre aqueles que freqüentaram os bancos escolares,embora a ênfase que a escola concede a essas atividades aparentemente seja grande) e a importância da competição “ saudável” (?) presente no eterno lema “ o importante é competir.”( que mascara o real objetivo individualista e pouco social de vencer)”( Olivier,2003,p.19)”

O docente atual precisa modificar seu perfil, com o objetivo de capacitar para lidar com variada condições, sendo compreensivos e tendo várias habilidades, estando sempre recorrendo á novos conhecimentos. Juntando e aproveitando o lúdico no processo de aprendizagem, se tornando um profissional interativo e criativo. Um mediador das situações de aprendizagem, para desenvolver a habilidade discente, estimulando a criatividade, para criar brincadeiras, brinquedos e jogos, produzindo intelectualmente, sendo resultado da inspiração do lúdico como uma forma de aprendizado e desenvolvimento.
Nesse aspecto pode acontecer a troca da experiência entre o educando e o educador, criando novas situações,assim como qualidades,costumes, conhecimento, são compartilhado entre si.
“O lúdico é um fim em si mesmo, ou seja, ele não é um meio através do qual alcançamos outro objetivos: seu objetivo é a vivência prazerosa de sua atividade. O lúdico é o “gosto” que as crianças tantas vezes usam para expressar as suas preferências (enquanto nós insistimos para que elas nos forneçam explicações mais racionais:” sim, mas você gosta por quê? Deve haver algum motivo...” O lúdico não tem motivos: ele é); (Olivier, 2003, p.21).

Considerações finais
Ao abordar o tema ludicidade no desenvolvimento pessoal, social e cultural, deparo que toda experiência com o lúdico nos métodos educativos de ensino e aprendizagem, cria sempre grandes expectativas quanto á dimensão dos seus efeitos comprometidos. Com tudo a ludicidade manifesta de forma importante sendo essencial na vida do individuo, essa possibilidade permitirá a interação na produção dos conteúdos. 

Referências Bibliográficas
OLIVIER, Giovanina Gomes de Freitas. Lúdico e Escola: entre a Obrigação e o Prazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. Org.). Lúdico, educação e educação física.  2.ed - Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2003. -230p. P.15-24 (Coleção educação física).









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