TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
AS PEDAGOGAS DA UFBA:ROSY,NAY E HEISE. Não sei dizer porque somos grandes amigas e nem explicar como isso aconteceu, só sei dizer que o momento que conheci soube que vocês tinham tudo a ver comigo. Agradeço a Deus pelas pessoas maravilhosas que ele colocou no meu caminho.Vocês são mais um presente, que recebi em minha vida,representam com nobreza a palavra amizade.Muitos Kisses para vocês minhas super amigas.

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terça-feira, 17 de novembro de 2009

HITÓRIA DA DIDÁTIDA

HISTÓTIADA DIDÁTICA


A história da didática compreende duas funções, tendo como princípio, a explanação do papel da disciplina antes de ser incluída nos cursos superiores de professores, abrangendo um período que vai de 1549 até 1930. Em seguida tem a busca do restabelecimento no trajeto da didática a partir da década de 30 até os dias atuais.
Em um conjunto de circunstância esclarecem os fatos de uma sociedade agrária exportador-dependente, onde que, a metrópole tirava proveito, sendo sua educação de instrução e conversão ao catolicismo em relação aos índios e para os colonos uma educação diferenciada, porém a educação no sentido social era desvalorizada.
O documento titulado como Radio Studiorum, continha as formas sobre a ação pedagógica dos jesuítas.
A pedagogia tinha um perfil dogmático de pensar, vindo a ser contraditório as reflexões críticas. Sua metodologia de ensino baseava na repetição, onde eram valorizadas as atividades de memória e competição, também o progresso intelectual. Visando formar os jesuítas,isto é, a formação dos padres-mestres.
Logo após os jesuítas são poucas as mudanças na sociedade no sentido pedagógico, (um período de retrocesso).
No período do iluminismo (1970), o Brasil no campo educacional, aboliu o ensino religioso nas escolas públicas, onde que, o Estado passa a exercer a educação secular.
Em 1931ª 1932, organiza o ensino superior, onde que estabelece a primeira Universidade brasileira, sendo vinculado o surgimento da didática como disciplina dos cursos da formação dos professores a nível superior.
Desconsiderando a realidade brasileira, relacionado ao campo político, econômico e social. A escola nova é um problema que passa a ser uma questão de dentro da escola. Sua característica que mais marcou foi a valorização da criança considerado como ser dotado de conhecimento individuais do qual seus valores e decisões próprios e sua liberdade, devem serem respeitados.
O objetivo da didática é ajudar a ampliar a visão do professor, quantos os aspectos didático-pedagógicos mais coerentes, com a realidade educacional, examinando as contradições entre a realidade do cotidiano da sala de aula.
Na década de 80, a proceder aos pressupostos da pedagogia crítica, resumindo os primeiros estudos em busca de alternativa para a didática.
A didática no espaço delimitado desta pedagogia da assistência no método de politização do futuro professor.


VEIGA, Ilma. Didática uma retrospectiva história in: VEIGA, Ilma. PA (log). Repensando a Didática. Campinas, SP; Papirus, 1992. (pp. 25-40). oi a valo9rizaç aç, estabelece a primeira Universidade brasileira, sendo vinculado o surgimento da did

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