TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
AS PEDAGOGAS DA UFBA:ROSY,NAY E HEISE. Não sei dizer porque somos grandes amigas e nem explicar como isso aconteceu, só sei dizer que o momento que conheci soube que vocês tinham tudo a ver comigo. Agradeço a Deus pelas pessoas maravilhosas que ele colocou no meu caminho.Vocês são mais um presente, que recebi em minha vida,representam com nobreza a palavra amizade.Muitos Kisses para vocês minhas super amigas.

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terça-feira, 13 de abril de 2010

Capitulo X.A nova relação com o saber







Gil conta porque acha que o livro Cibercultura teve tanta aceitação no Brasil

                                                        CRIANÇA DO MUNDO TODO



                                                            EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA





Educação e Cibercultura


Lévy faz uma análise da mutação contemporânea da relação com o saber, citando três constatações. Primeiramente á velocidade de surgimento e de renovação dos saberes, em seguida á nova natureza do trabalho e por fim, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam numerosas funções cognitivas humanas.

Em relação à velocidade de surgimento e renovação dos saberes, a tecnologia progrediu em grande intensidade ao logo do tempo, adquirindo processo de funcionamento, tornando mais fácil o acesso as diversas informações em grande velocidade. No sentido da nova natureza do trabalho, seu crescimento é constante, o trabalho é uma produção, transportação e uma ação de adquirir conhecimento. Lévy cita que, “trabalhar que dizer,cada vez mais,aprender,transmitir saberes e produzir conhecimento”. O ciberespaço torna-se mais amplo, exterior e transforma em grande número, finalidades de conhecimentos humanos. Como nos trás o texto, “memória (bancos de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos), imaginação (simulações), percepção (sensores digitais, tele presença, realidades virtuais), raciocínios (inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos).”

Lévy analisa sobre duas reformas que são essenciais nos métodos de educação e formação, em primeiro lugar o ensino aberto e a distância. Expondo que, a EAD percorre certas técnicas de ensino a distância, abrangendo as hipermídia, as redes de comunicação e outras, sendo que o ponto mais importante, indispensável direciona em um novo estilo de pedagogia. Incentivando o professor, animador de inteligência e não um fornecedor de conhecimentos.A segunda diz respeito ao reconhecimento da experiência adquirida,este traço peculiar,surge conciliando ao feito de o professor identifica os conhecimentos práticos adquiridos ao logo da vida,pois quando o aluno chega a sala de aula,vem com uma bagagem de conhecimento.Com a influência mutua de todos,edifica-se o que chama de “arvores do conhecimento”.

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