Novas e velhas tecnologias
SOFTWARE LIVRE
TRANGÊNICO
VELHAS TECNOLOGIAS
NOVAS TECNOLOGIAS
Software é adequado a qualquer programa de computador, é a parte lógica. O software livre foi criado com a idéia de liberdade.
Segundo Free Software Foundation, o conceito do software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, estudado e redistribuído sem restrições.
Lisboa no texto Cultura e natureza: o que o software tem a ver com os transgênicos, faz uma comparação entre o software e os transgênicos, destacando que tanto um como outro, faz parte do campo de novas tecnologias, tendo seu início no mercado no final do século xx. Porém,não se manifesta sem uma base, e nem de um espaço desprovido e sim toma posse dos conhecimentos anteriores,teóricos e práticos no intuito de progredir intelectualmente suas inovações.Desacreditando na capacidade dos nossos antepassados,que são estabelecidos como primário e também sem instrução,mas no entanto foram eles quer progrediram os principais cereais em relação ao transgênicos.
Lisboa cita os riscos e precaução, nos trazendo a diferença, entre as criações das novas ciências com a dos antepassados. No passado tinham o cuidado de testar, conhecer experimentando no laboratório os produtos e a tecnologia. Para depois ser usado na natureza,com a precaução de danos perigosos ao meio ambiente,ao contrário das atuais,que os seus testes e experimentos são feitos sem antes saber dos resultados provocados no meio ambiente.nos seres humanos e nos animais.
Lisboa menciona aspecto em comum entre o progresso da informática e o crescimento dos transgênicos, por empresas particulares, em ambos os casos expõe da mesma estratégia. Onde que, se utilizam de conhecimentos quer anteriormente eram exercidos de maneira coletiva e pública, são adequados tornando se privados.
Por fim, Lisboa trás um pequeno trecho sobre: software livre e Brasil livre de transgênicos. Transgênicos, portanto, têm muita coisa a ver com o software, assim como o movimento do software livre tem tudo a ver com a luta por uma agricultura e alimentos livres de transgênicos. O adjetivo livre em ambos movimentos significa a mesma coisa,ou seja, o esforço para impedir que o conhecimento produzido coletivamente,quer em informática, quer sobre a natureza,seja apropriado privadamente e utilizado em proveito de umas poucas empresas,com prejuízos para o conjunto da sociedade.
(pretto,2008, pág.120).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
LISBOA, Marijane Vieira. Cultura e natureza: o que o software tem a ver com os transgênicos. IN: PRETTO, Nelson; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (orgs.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
28 de outubro de 2007 — A ativista ambiental e professora da PUC-SP Marijane Lisboa apresenta os assuntos abordados em sua apresentação no Seminário Além das Redes de Colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário