TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
AS PEDAGOGAS DA UFBA:ROSY,NAY E HEISE. Não sei dizer porque somos grandes amigas e nem explicar como isso aconteceu, só sei dizer que o momento que conheci soube que vocês tinham tudo a ver comigo. Agradeço a Deus pelas pessoas maravilhosas que ele colocou no meu caminho.Vocês são mais um presente, que recebi em minha vida,representam com nobreza a palavra amizade.Muitos Kisses para vocês minhas super amigas.

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segunda-feira, 5 de abril de 2010

Texto: A práxis pedagogia presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente ás crises do conhecimento científico no século xx.

Resenha do texto de Maria Helena Silva Bonilla


Bonilla analisa o processo de mudança das transformações cientificas e tecnológicas, sendo esse processo contraditório e desigual. Transformações estas que estão vinculadas com as modificações que sucedem nas ligações e nas maneiras de instituições sociais, abrangendo muitas coisas onde estão introduzidas as escolas. Citando Bohm,para apresentar as justificativas das mudanças na sociedade,utilizando como modelo o ponto de vista do mundo Medieval,Moderno e contemporâneo ,isto é, a cosmovisão da sociedade Medieval,da sociedade Moderna e contemporânea.Bonilla cita a complexidade que se adapta a um comportamento de urgência de muitos sistemas, o fenômeno da tecnologia consegue vencer os obstáculos da distância, onde que os elementos diversos são entrelaçados, compondo o fenômeno, no principio vem como um impedimento lutando contra a simplicidade.A autora discute também, a práxis pedagógica criticando a atuação escolar, explicando os novos modelos de conhecer o mundo que o envolve, são cheio de iniciativa, não cabendo a escola continuar trabalhando no sentido da reprodução e transmissão, fechada a exterioridade. Esses dois mundo não se comunicam, tendo uma crise na escola,com uma educação fechada e formalista,exemplo dessa não comunicação são os altos índices de reprovação e evasão. As informações com as diferentes formas de ação e interação são trazidas para a escola através dos alunos, onde que os professores não está envolvido, nem tão pouco a instituição, sem conseguir perceber as modificações que vem acontecendo no interior e também no exterior da escola, por estarem no processo de transformação protegidos com as velhas noções, baseadas na formação cientifica. Conclui declarando com firmeza, a necessidade do modelo pedagógico perceber que precisa mudar,não continuar seguindo programas estabelecidos a priori.

Entrevista do Filosofo Frances Michel Serres


Michel, na entrevista citou que o Brasil tem os mesmos problemas dos outros países, no ponto de vista econômico e político. falou da importância da mestiçagem no Brasil,pois é exemplo de solução para as guerras mundiais, com isso no sentido social estar bem a frente do EUA.Com relação a globalização, ele não tem medo,pois, criamos diferenças e temos culturas.No sentido da violência Michel, diz que é global, onde que a cultura é o contrato com a violência,a solução é a educação, muda a forma de ensinar ou será uma catástrofe, o saber é a piedade.Michel cita que quanto mais informações tivemos,mais conhecimentos teremos, devemos filtrar as informações, para conter as boas. O importante não é ter lido todas as informações e sim filtrar-las.







Um comentário:

  1. Olá Rosy ,sem dúvida a tecnologia pouco a pouco vem quebrando barreiras e tornando o conhecimento cada vez mais próximos dos indivíduos...Parabéns pelo blog,um abraço!!!

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